SIMETAL PARAUAPEBAS
SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS METALÚRGICOS ELETROMECÂNICOS E ELETROELETRÔNICOS E NAS INDÚSTRIAS METALÚRGICAS, MECÂNICAS, DE MATERIAL ELÉTRICO, ELETRÔNICO E DE INFORMÁTICA DOS MUNICÍPIOS DE PARAUAPEBAS, ELDORADO DO CARAJÁS, CURIONÓPOLIS E CANAÃ DOS CARAJÁS, ESTADO DO PARÁ
O SIMETAL, fundado em 03/12/1931, tem uma história de lutas em favor do trabalhador, procurando oferece – lhe preparação para construir melhores condições de vida e trabalho. Desse modo, a partir de 1998, o SIMETAL ampliou sua visão para além dos muros das empresas e decidiu unir – se ao projeto de responsabilidade Social dos Governos Estadual e Federal e de empresas privadas. Passou a atuar como parceiro na qualificação e formação do trabalhador e de sua comunidade pelo Plano Nacional de Qualificação Federal (PEP, PLANFOR, PLANTEQ) e Estadual (PQSP, PEQ) realizando cursos de equivalência de 1º grau em convênio com o CEFET e executando cursos de Informática, Eletricidade, Mecânica, Refrigeração e Eletrônica.
Muitas pessoas foram qualificadas, sendo que muitas foram encaminhadas diretamente às oportunidades de trabalho nas empresas parceiras do SIMETAL, ou tiveram acesso ao Mercado de Trabalho através de concursos públicos, além de atendimento na área médica, odontológica, pediatria, ginecologia, oftalmologia, exames laboratoriais e atendimento jurídico. O SIMETAL-PARAUAPEBAS desmembrou-se do SIMETAL-PARÁ em 10 de janeiro de 2003, dando sequência nos trabalhos de desenvolvimento na qualidade, melhoria e condições de vida, para os trabalhadores da categoria metalúrgica. Os trabalhadores metalúrgicos sempre contaram com o empenho desta entidade para negociar as melhores propostas possível nos acordos coletivo e convenções coletiva de trabalho, que darão uma melhor garantia nos benefícios, firmados em acordos e convenções.